sábado, 9 de julho de 2011

Destruindo o desânimo


Todos nós sofremos períodos de desânimo. Para muitas pessoas, ficar desanimado não é uma tarefa diícil: o cansaço, o fracasso, o medo ou até mesmo a frustração são atalhos para que o desânimo se estabeleça em nossas vidas. E isso não acontece apenas no mundo, nós, cristãos, também somos frequentemente atingidos.
Usemos Davi como exemplo, ao lermos seus salmos, podemos notar momentos de profundo desânimo e desesperança. Ele passou por muitas lutas, mas ao clamar a Deus sempre recebia novas forças. Temos uma grande promessa no salmo 34.18, que o próprio Davi escreveu: "Ele fica perto dos que estão desanimados e salva os que perderam a esperança". Deus é muito maior que o nosso desânimo e quer nos fortalecer!
O grande problema do desânimo é que ele muitas vezes acaba afetando no nosso relacionamento não só com as pessoas, mas também com Deus. Isso tende a nos isolar, fazendo com que voltemos para nós mesmos e gerando muita autopiedade. Sentimos nosso coração distante e às vezes até deixamos de orar por causa disso, mas é exatamente nessa hora que mais precisamos clamar ao Senhor e mergulhar na Palavra. Não podemos esperar ter vontade, pois é mais fácil agir para ter vontade do que ter vontade de agir.
Deus quer nos dar um ânimo novo e tem propósitos lindos para nossas vidas, não podemos desanimar! Lembremos do que está escrito em 2ª Co 4.16-17 e nos foquemos nisto: "Por isso nunca ficamos desanimados. Mesmo que o nosso corpo vá se gastando, o nosso espírito vai se renovando dia a dia. E essa pequena e passageira aflição que sofremos vai nos trazer uma glória enorme e eterna, muito maior do que o nosso sofrimento." Na hora que o desânimo bater, clamemos diretamente ao Todo-Poderoso, crendo que Ele encherá nosso coração de alegria e ânimo para que recebamos mais dEle.

"[...]Pois, se não desanimarmos, chegará o tempo certo em que faremos a colheita." Gl 6.9

Nenhum comentário: