quinta-feira, 9 de junho de 2011

Vencendo (todas) as tentações!

 Não é novidade que nós, cristãos, somos tentados quase, ou senão todos os dias e em diversas áreas da nossa vida. As vezes cedemos (o que não é aconselhável), outras vezes lutamos e lutamos que chegamos num ponto o qual (pensamos) que perdemos as forças. Porém, não devemos desistir, existe para nós uma esperança viva e confortadora.
Jesus, um homem cheio do Espírito Santo e cheio de poder, foi tentado durante quarenta dias pelo Diabo. Imagine só, Ele não precisaria passar por isso, mas passou para que nós pudéssemos ter a plena confiança nEle e na Sua Palavra de que podemos sim sermos vitoriosos diante das tentações. A Bíblia não expõe os tipos de tentações que o Diabo colocou sobre Jesus, mas já sabemos o quão sujo ele é e "esperto" também. No que está relatado em Lucas no capítulo 4, devemos observar as atitudes de Jesus perante as tentativas do Diabo para que Ele errase. O inimigo Lhe fez uma provocação, Jesus o venceu declarando algo escrito na Palavra. O mesmo inimigo Lhe deu uma oportunidade de escolha (para nós, hoje em dia, muito tentadora), mas novamente Jesus o venceu usando a Palavra. Depois o Diabo provocou Jesus dizendo para Ele algo escrito na Biblia. É, o inimigo das nossas almas conhece, e bem, a Palavra, e sempre, de algum modo, ele vai querer fazer com que ajamos diferente dela, para depois ele nos acusar e rir da nossa cara. Mas, voltando a Jesus. Sabemos que Ele venceu. Mas como e por quê? Jesus usou uma arma, a qual nós também temos e podemos usar a vontade, e o inimigo treme de medo dela. Ele tentou provocar Jesus a pecar usando o que diz na Bíblia, mas ele foi infeliz nesta tentativa e envergonhado, pois Jesus, com a mesma Palavra, o destruiu. Será que nós, como filhos do Deus vivo, não temos autoridade contra o inimigo e não podemos vencer as tentações?! Sim, nós podemos! Daí podemos pensar "...mas não tenho certeza se quero vencer esta tentação. Ela não é tão ruim assim." Nunca uma tentação é ruim, até o momento em que cedemos. O depois é terrível, é vergonhoso e frustrante, e claro, uma comédia para o Diabo.
As tentações sempre virão belas, mascaradas, inocentes. Mas o inimigo é destruidor e quer nos roubar (a paz, alegria, a pureza, a vida), matar e destruir (a família, a amizade...). Diante delas (as tentações) por melhores que sejam, devemos fugir, nos isolar se for preciso, nos esconder em Deus, o nosso amado Consolador. Nós saberemos quando algo vem de Deus ao sentirmos a paz dentro do nosso coração. Se há algum tipo de dúvida, podemos estar certos de que não é do Senhor. Se permanecermos fiéis seremos recompensados, comeremos dos frutos das nossas obras (Isaías 3.10). Não devemos desanimar, existe para nós uma esperança viva, confortadora e comprovada! ( E o tentador sabe muito bem disso.)

Nenhum comentário: