sábado, 25 de junho de 2011

O amor... é paciente!


Paciência. Uma exigência e tanto em dias como vivemos hoje. Uma atitude um tanto improvável, difícil... mas não impossível (se fosse, com certeza, não estaria na Bíblia).
A impaciência nos faz pessoas chatas, murmuradoras e nada agradáveis aos que nos rodeiam. Como seres imperfeitos não conseguiremos ser impecáveis no que diz respeito a ser paciente com as pessoas, mas devemos fazer o possível, sempre o que estiver ao nosso alcance. Certamente convivemos com pessoas que nos tiram a paciência, que nos prometem algo e não cumprem, se arrependem, pedem mais uma chance e, tornam a errar de novo. E o mandamento é este, amar quem nos prejudica, quem nos incomoda, quem nos fere (...). Nos perguntamos como será possível termos paciência com pessoas que não tem mais “arrumação”, pessoas sem palavra, ou que estão acomodados com a vida que levam (?). Vem alguém e nos esclarece as coisas: ser cristão é ser bobo, ignorante ou qualquer outra coisa nesse nível, porque por mais que o “fulano” erre, erre e erre de novo, um cristão o ama, o perdoa, tem paciência com ele... Poderíamos acreditar nisso, se um ser humano imperfeito nos tivesse orientado que amássemos uns aos outros como a nós mesmos. A paciência não é ingênua. Não ignora a má conduta. Apenas mantém o “fogo baixo”. Espera. Ouve.1  E é exatamente desta forma que Deus nos trata. Será que Deus não tem razões suficientes para desistir de nós? Seguramente, sim. Mas Ele não faz isso. Por quê? Porque Ele está sendo paciente conosco. Deus jamais iria nos mandar fazer algo que Ele não tivesse feito antes, ou que Ele soubesse que não conseguiríamos fazer. Se Ele tem esta paciência conosco (e nós não merecemos isso), porque nós nos achamos no direito de não ter paciência com as pessoas? Deus nos dá crédito, e é tão bom quando alguém faz isso conosco. Quando alguém nos confia algo, alguém acredita no que podemos fazer, nos motiva e quando erramos, ela permanece ali, acreditando e orando por nós. Deus faz isso com as pessoas, independente de qualquer coisa, e nós temos que ser parecidos com o nosso Pai, temos que nos esforçar e muito, se for preciso.
Não deixemos que o inimigo ocupe essa área da nossa vida, porque o amor não vem dele, logo a paciência também não, e não queremos ter características do nosso inimigo. Se não conseguimos ter paciência temos que pedir incessantemente para Deus. Ele não ficará impaciente por nossos pedidos, e receberemos a paciência por meio das nossas orações. Ele é paciente conosco todos os dias, por isso podemos compartilhá-la com as outras pessoas também.

Um comentário:

Julix disse...

Amém! o/

Que nesses dias, o Senhor aumente a nossa fome e a nossa sede por fazer a vontade dEle!!

~> Salmos 103:8

Que possamos aprender a descansar nEle cada vez mais, sendo livres de todo tipo de medo e incredulidade!!!

~> 1 João 4:18; Hebreus 11:1


Toda a graça de Jesus sobre vocês, manas!

Abraços