quinta-feira, 5 de maio de 2011

Somente pelo amor de Deus (...)

Alguns cristãos se frustram por não receberem o que pedem a Deus. Talvez, por pensarem que ao fazerem uma oração a Deus, eles tenham algum mérito diante dEle. A verdade é que não temos mérito nenhum diante de Deus. Somos pecadores, falhos e, muitas vezes, rebeldes.
Temos que saber que, se somos abençoados, é pela imensa bondade do Senhor, porque Ele ser rico em amor e misericórdia e não porque mereçamos algo. Daniel era uma grande profeta do Senhor, temente a Deus, obediente, etc... mas sabia que ainda assim não tinha mérito nenhum diante do Pai. Ele disse no capítulo 9 e verso 18 de seu livro: “Ouve, ó meu Deus, e atende a minha oração. Abre os olhos, vê a nossa desgraça e olha para a tua cidade. Fazemos os nossos pedidos por causa da tua grande compaixão e não porque sejamos bons e honestos.” Ele podia ter chegado diante de Deus e dito “Senhor, tenho te obedecido a tanto tempo, até fui para a cova dos leões por Tua causa, e tu já me ajudaste outras vezes, me ajuda agora de novo (...)” mas não, Daniel sabia qual era o seu lugar, o lugar o qual todo ser humano está, servo. O salmista no capítulo 66 e versos 18 a 20 deixa bem claro que devemos ter uma certa posição ao nos colocarmos diante de Deus: “Mas, se eu tivesse guardado maus pensamentos no meu coração, o Senhor não teria me ouvido. Porém  Deus, de fato, me ouviu e respondeu à minha oração. Eu louvo a Deus porque Ele não deixou de ouvir a minha oração e  nunca me negou o seu amor.”
Se há alguma soberba em nosso coração peçamos perdão a Deus, porque não somos nada diante dEle, e muito mesmo sem Ele. Se vamos orar achando que somos alguém que merece, que Deus tem alguma obrigação de nos atender, é perda de tempo. O Senhor ama quem é humilde, Ele atende quem é humilde. Daniel sabia disso, o salmista sabia disso, e nós agora também sabemos disso. O Pai nos ama e nos atende porque é bondoso, misericordioso, rico em compaixão e por ser o nosso Pai. Nos coloquemos no lugar de filhos e respeitemos o nosso Pai, porque Ele é grande. Nos humilhemos e coloquemos de lado toda soberba e todo pecado, pra que Deus tenha prazer em nos abençoar.

Nenhum comentário: