quarta-feira, 4 de maio de 2011

Propósito nas provações

Estar nos caminhos do Senhor não significa que não passaremos por lutas. Muitas pessoas têm a ideia de que, se viverem com Deus, desfrutarão de uma vida sem nenhuma dificuldade. Muito pelo contrário, por estarmos unidos com Cristo muitas tribulações aparecerão, mas não fiquemos apavorados com essas provas ardentes, pois isso não é uma coisa estranha nem fora do comum (1ª Pe 4.12). Deus é poderoso para nos dar forças e vencê-las.
O salmo 34.18 diz que o Senhor está perto daqueles que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido. O que acontece é que Deus utiliza muitos desses problemas a fim de trazer as pessoas pra perto dEle. É no sofrimento que aprendemos certas coisas sobre Deus que não seriam possíveis aprender de nenhuma outra maneira. Às vezes é preciso que essas coisas aconteçam para que o poder de Deus se manifeste, e Ele permite que elas se realizem.
Tomemos o exemplo de Daniel: Deus poderia ter mantido ele fora da cova dos leões. Mas não, foi necessário que ele ficasse lá para que confiasse no Senhor e assim ser resgatado para a glória dEle (Dn 6). O mesmo aconteceu com José, filho de Jacó: Ele foi mandado para a prisão, mas por Deus estar com ele, conseguiu a simpatia do carcereiro e se tornou responsável por tudo o que lá acontecia (Gn 39).
O que dizer então do apóstolo Paulo? Passou por vários perigos ao pregar o evangelho, foi apedrejado, sofreu vários naufrágios, passou fome e sede... (2ª Co 11.25-27).  Deus não impediu que todas essas coisas acontecessem, Ele permitiu isso para que cada um desses homens fossem trazidos pra mais perto dEle.
Há um propósito por trás de cada dificuldade. Essas tribulações nos forçam a olhar para Deus e depender dEle em vez de confiar em nós mesmos. Por Deus estar soberanamente no controle, esses acidentes tornam-se apenas incidentes dentro do plano que Ele tem pra nós. Cada luta é uma oportunidade para nos edificarmos, e, quanto mais difícil for, maior será o desenvolvimento dos nossos ''músculos espirituais''. Os problemas surgirão todos os dias, mas por ter Deus do nosso lado, poderemos alcançar a vitória e a edificação pela nossa confiança nEle.

''Pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles.'' 2ª Co 4.17

Nenhum comentário: