terça-feira, 5 de abril de 2011

O fruto do Espírito: Paciência


Provavelmente já tenhamos pedido a Deus o fruto do Espírito. E mais provável ainda que tenhamos ficado impacientes (mesmo sabendo que um dos frutos também se inclui a paciência). Como foi dito no texto anterior o fruto do Espírito é raro, dificilmente encontramos por aí. Porém, o fruto é para todos os que o pedirem a Deus e esperarem com paciência, pois “o homem paciente dá prova de grande entendimento” (Provérbios 14.29). Tem vezes que a falta de entendimento impede as bênçãos de chegarem a nós, nossas atitudes tomadas sem pensar, nossa rebeldia, tudo acontece por falta de entendimento. Nós mesmos impedimos que Deus nos dê o que pedimos, porque chega um momento em que “nos damos conta de que Deus está demorando muito ou até esqueceu do que nós O pedimos”. Em Lamentações 3.25 diz que “bom é o Senhor para aqueles que esperam nEle.” Embora nós não cumpramos o que dizemos na maioria das vezes, Deus não é assim. Se Ele nos prometeu isso, certamente irá cumprir quando ver que nós estamos esperando confiadamente nEle.
A paciência, acredito que seja o fruto do qual mais precisamos hoje. O mundo parece ter pressa, as pessoas querem as coisas pra ontem e o esperar bíblico parece inexistir. O fruto do Espírito de fato se torna raro. Fácil não é termos paciência, por exemplo, quando vimos algo acontecer a alguém quando nós estamos há muito tempo pedindo aquilo pra Deus. A esperança acaba, a alegria no rosto some, enfim, perdemos totalmente a paciência. Só temos que saber que o nosso tempo não é o tempo de Deus, e jamais devemos cobrar Deus de algo. Em Filipenses 4 nos fala que devemos fazer conhecidas de Deus todas as nossas petições e orarmos sempre agradecidos, por mais que ainda não tenhamos recebido o que queremos.
Deus sabe o que é melhor para nós, e sabe o melhor momento para tudo. Quem sabe se recebemos algo de imediato, de imediato esqueçamos o quão bom Deus é para nós e resolvamos andar com as nossas próprias pernas, sozinhos. Precisamos aprender a confiar e esperar somente nEle, sem perder a paciência, sem orarmos reclamando exigindo a ação de Deus. Ele está sempre trabalhando a nosso favor, embora não percebamos isso. Talvez se estivéssemos com nossos olhos mais atentos para Deus pudéssemos enxergar o trabalhar dEle, mas certamente estamos muito ocupados com os problemas do dia-a-dia. Mas, pela infinita misericórdia de Deus, Ele está acima de todas as coisas e nos ama muito, independente do que façamos.
Peçamos a Deus o entendimento que nos falta pois,  daí vem a paciência, e quem é paciente é sábio, e Deus se alegra com quem tem sabedoria. A paciência produz a aprovação dEle, e esta aprovação produz a esperança, a qual não nos decepciona.

Nenhum comentário: