quinta-feira, 7 de abril de 2011

O fruto do Espírito: Humildade

Como os demais dons do fruto Espírito, a humildade é raramente percebida em alguém. Com a palavra humildade logo nos vem a cabeça algo como rebaixamento, menosprezo e diminuição.
Em Jesus, quando esteve aqui na terra, podia-se perceber todos os dons do fruto do Espírito nEle, e nós sabemos o quanto Ele foi humilde. O Filho do Deus vivo, poderoso sobre todas as coisas, poderia ter mostrado a qualquer momento quem aquelas pessoas estavam humilhando. Ele permaneceu humilde, sem se engrandecer, foi humilhado, maltradado, sem dizer uma só palavra. E quanto aos que sabiam quem ele era, o quanto de honra, glória e poder ele tinha, ainda se manteve humilde, jamais exaltando a si mesmo. Jesus deixou que o próprio Deus o exaltasse sobre toda terra. Ele esperou em Deus, o Pai, que todos vissem quem, de fato, Ele era.
Como imitadores de Cristo devemos nos tornar pessoas humildes também, mesmo que sirva de deboche para outras pessoas. Na Bíblia diz que "quem é humilde é respeitado" (Provérbios 15.33), e se está na própria Palavra de Deus isso, por quê não praticamos? A vida do cristão parece loucura algumas vezes. Necessitamos crer para vermos as coisas acontecerem, devemos ser humildes para sermos honrados, humildes diante de Deus e das pessoas, de qualquer pessoa. O interesse e a necessidade dos outros deve estar antes das nossas. Em Filipenses 2 diz que devemos ser humildes, considerando os outros superiores a nós mesmos.
Nós não somos nada diante de Deus, e se tivermos esta noção nos tornaremos humildes aqui, pois saberemos que é só Deus quem faz as coisas através de nós e é só dEle o louvor. Temos que ter em mente que a humildade é um dom do fruto do Espírito, e sem o dom, não herdaremos o Reino dos Céus.

Nenhum comentário: